quinta-feira, 28 de julho de 2011

Consul ou Consulesa?

Esta semana está a ser muito preocupante. Não ter nada que fazer é terrível.

Na segunda fui ao UniAid de manhã (muito bom), ao Maputo Shoping e comi piza à noite. Na terça fui correr de manhã e fui assistir à aula de Liderança do Tunes e da Rita. Hoje fui correr outra vez (vou começar um mega plano de treinos), comi o melhor prego da minha vida, preparei aulas, e fui jantar com a consulesa. 

Com sorte arranjamos mais uma instituição onde trabalhar.

Deve ser da distancia, mas a minha mãe está muito mais rápida.

domingo, 24 de julho de 2011

Welcome to Paradise

Foi uma grande aventura conseguir chegar ao Bilene, apanhamos um chapa em direcção a Benfica e saímos na "Junta". A junta, como o nome diz é um local onde se juntam autocarros para os mais variados destinos do país.

Lá seguimos, instalados num autocarro do tempo da 2ª Guerra Mundial que não tinha espaço suficiente entre bancos para uma pessoa do meu tamanho se sentir confortável. Dormi um bocado embalada pela vibração do autocarro. Da paisagem que vi, Moçambique é um bocadinho parecido com o Alentejo, plano, amarelo e com umas árvores espalhadas. O autocarro de Maputo a Macia custou 100mt (2,5€) depois apanhamos um chapa até Bilene que também fazia transporte de animais (galinha) vivos.


Bilene é a típica praia paradísiaca, areia branca, àgua quente, transparente e sem ondas, palmeiras, resumindo uma seca. Mas até é um sitio bonito e valeu a pena ter ido.

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Bilene

Hoje o dia foi perfeito, não vou escrever mais porque tenho que ir dormir.

terça-feira, 19 de julho de 2011

Obrigado A.J.Fischer, inventor da maquina de lavar roupa

A minha vida anda a correr especialmente bem.

Ontem fui jantar a um rodízio delicioso, onde comi até não poder mais de todos os tipos de carne, com especial destaque para o filet mignon suculento.

Depois, hoje de manhã fui ao UniAid. Todas as semanas vou passar a estar em Xipamanine, no centro de dia da Cruz Vermelha Moçambicana. Apesar de hoje ter estado pouco tempo para os miúdos, já deu para ter uma ideia de como as coisas funcionam. Estive a preencher umas fichas de inscrição e deu para conhecer um pouco mais profundamente a realidade moçambicana. Há de tudo, desde quem apenas coma uma vez por dia, a quem não tenha pais e viva com os avós mas, apesar de tudo são crianças e parecem bastante felizes. 

Ao inicio da manhã tive um momento de pânico, por momentos pensei que estava a ficar moçambicana. Tive imensas dificuldades em perceber instruções simples sobre como comparar listas. Percebi que as dificuldades eram principalmente devido a diferenças de raciocínio e de português, isto de certa forma explica a lentidão deles.

À tarde estive a encher chouriços na faculdade, mas quem teve aula diz que correu muito bem.

Finalmente coisas para fazer, não podia estar mais contente.

domingo, 17 de julho de 2011

Estou a aprender uma coisa muito importante em Moçambique, 

Tudo começou ontem quando vi "Frango guisado com esparguete", eu na minha santa inocência achava que só havia uma maneira universal de guisar frango e estava na expectativa de encontrar algo remotamente parecido com a comida da minha avó. Não tinha NADA a ver, era de aviário, tinha caril e excesso de gordura. Até estava bom, mas não era aquilo que estava à esperara.

Nesse mesmo dia á noite fomos sair para o Gil Vicente. Devia ter desconfiado quando me pediram 150mt de entrada, mesmo assim cheia de boa fé, lá paguei a entrada. Apesar daquilo estar vazio a noite até nem foi má, mas não era aquilo que estava à espera.

Hoje de manhã acordei cedo para ir fazer uma "Tour Colonial". Como é óbvio imaginava um passeio pelos sítios históricos da cidade, acompanhado de uma descrição histórica em português. Fartei-me de andar, era em inglês, odeio arte-deco & Pancho Guedes, foram os 150mt mais mal gastos desde que aqui cheguei. Não foi nada daquilo que estava à espera.

Conclusão não vale a pena ter expectativas, e quanto menos esperarmos melhor. E aqui estou eu á espera de um download que diz que vai demorar 3 horas.


(Onde é que está o prometido calor africano?)

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Gil Vicente!

Estou a começar a gostar mesmo de Moçambique.

Depois de uma conversa com a chefe Amélia decidi deixar-me de paneleirices e começar a comer de tudo. Comecei ontem, na volta de fui dar com a Rita, já completamente esfomeada comprei uns rebuçados na rua e comi-os, continuamos com a caminhada e como eu já cheia de fome outra vez comprei um saquinho de amendoins por 5 meticais, mais tarde na cantina comi a alface e o tomate, estava muito bom e nada me fez mal.

Hoje estava mais confiante e decidi comer um hambúrguer com TUDO, incluindo um ovo estrelado e salada. Por momentos ainda pensei na possibilidade de apanhar salmonelas mas visto que já se passaram 5 horas e ainda não se verificaram efeitos adversos penso que está tudo bem.

Só quero dizer que esta terra tem efeitos adversos na maioria das pessoas andamos todos com sono e esfomeados a maior parte do tempo. E o nosso tempo de reacção já começou a abrandar, estamos a ficar parecidos com os nativos.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Principios da Alimemtação Moçambicana

Hoje iniciei o dia com uma enérgica caminhada de 60 min até à Universidade Eduardo Mondlane. O campus é enorme, com edifícios novos e muito bem equipados lá estivemos a manhã toda cheias de frio e de fome a tentar vender módulos. 

As minhas primeiras impressões das pessoas de Moçambique é que são incrivelmente lentas, não conseguem tomar uma decisão e não são capazes de dar respostas concretas. Por outro lado têm bastante vontade de aprender (ou pelo menos de ter um diploma), são super bem dispostos e empreendedores.

Também tive uma outra primeira experiência, na área da comida. Fui à cantina de Direito almoçar e pedi um peixinho grelhado.O prato, bastante bem servido, tinha salada - que eu não comi para não apanhar bichos estranhos, arroz amarelo - que sabia intensamente a mofo que eu tive de fazer um esforço incrível para engolir uma garfada, um molho cor de laranja - que eu também não comi por causa dos bichos e, por fim, o já famoso peixe da serra. Uma vez que só comi o peixe pedi uma dose de batatas fritas que até estavam bastante boas.

Voltámos para a Mondlane, estivemos às voltas com horários, procurámos uma associação de estudantes que ninguém sabia que existia e que afinal era fora do campus, visitamos a biblioteca e voltámos para casa, a pé! para uma reunião muito "stressante".

Depois de uma reunião, fomos arejar e comer pizzas ao Pirata. Eles tinham uma mega promoção, em que compravas uma piza e eles ofereciam outra, obviamente que tomos comemos que nem alarves (uns mais alarvemente que outros) as pizzas estavam todas muito boas, a única contra indicação é o tempo de espera. Nada mais que o habitual em Moçambique.

domingo, 10 de julho de 2011

Frango & Paradise

Resumindo o dia de hoje até foi produtivo, preparei a base dos slides para as minhas aulas, corri, fui às compras, lavei a loiça e fiz o jantar. Uma vez que estou cheia de sono e a ver Spartacus não me vou alongar muito.

Afinal apeteceu-me escrever mais um bocado.
Hoje o meu dia começou ás 06.50, a Dalila acordou-me a dizer que o meu despertador estava a tocar (claro que eu não ouvi, uma vez que só me fui deitar ás 5), lá me arrastei da cama e fui parar os downloads. A nossa net é ilimitada, mas só entre as 00.00 e as 07.00, mesmo assim nesse intervalo consegui sacar o firefox, o acrobat, o flash e o skype. Quando entrei na sala os últimos membros do PUMAP tinham acabado de chegar, bem-vindos Jorgue e Catarina.

Lá voltei para a terra dos sonhos. 

Estive de volta do computador a manhã toda, a trabalhar para o ET, a ler uns livros da SDE na net e a brincar. Depois fui lavar a loiça, fazer a digestão e tentar sair de casa para ir correr. Devo dizer que foi muito dificil sair de casa, primeiro tivemos de mudar de roupa, depois aquecer, depois de tirar fotos e, finalmente, lá começamos a correr. Devo dizer que corri uns 15 min, mas que fui sempre em ultimo. 

O nosso destino era o Maputo Shopping, onde cometemos o erro de nos sentar-mos a beber café sem alongar. Grande erro! Quando nos levantámos mal nos conseguíamos mexer. Consegui comprar um gelado, chá, 1/3 de shampoo, 1/2 de pasta de dentes e mais uma coisas essenciais para a minha sobrevivência. Lá voltámos, 5 num táxi (isto é muito liberal e à esquerda no que toca condução). Cozinhei um arroz maravilhoso sem sal,  e voltei para a minha luta (por espaços em textos copiados).

Vou desfrutar de um momento musical, em que o Ricardo vai tocar guitarra e o resto dos resistentes vai cantar, mais ou menos mal.

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Leite

Hoje saí uma vez à rua. E foi para ir correr. Devo dizer que corri uns 15 min a bom ritmo, mais complicado foi voltar para trás. Quando cheguei a casa ainda estive a fazer abdominais e uns exercícios esquisitos do Tunes. Depois andei de volta do portátil o resto do dia (olá office 2010), tirando um intervalo em que almocei e lavei a loiça. Foi mesmo um dia pouco produtivo, consegui gostar um bocadinho de How I Met Your Mother e vi um episódio de Casos arquivados.

Ainda vou ter de ficar à espera da meia noite para poder sacar o adobe e o skype, mas uma vez que já é noite cerrada desde as 5 da tarde o meu corpo está a dizer que é hora de dormir.

Vou passar a por fotos quando me passar apetecer tirá-las.

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Novilho Biologico com Arroz de Cogumelos

Estou em Moçambique! Devo dizer que a viajem correu muito bem e que, como forma a agradecer à TAP, trouxe comigo as mantinhas que eles distribuíram. Claro que assim que entrei em solo Moçambicano as coisas começaram a correr como de costume, ou seja, não conseguia encontrar o passaporte. Lá revirei toda a minha bagagem e lá estava ele, no sitio onde era suposto estar. 

Passámos pela emigração e saimos para a rua. Enfiámo-nos todos em três taxis e lá seguimos em direcção à nossa casinha. À que destacar a decoração das casas da rua do aeroporto, a fachada virada para a estrada está pintada com as cores das mais variadas marcas, principalmente vermelho da vodacom e da cocacola.

Chegámos, dormi uma sestazita, e quando acordei fui tentar comprar o almoço. É de destacar que todo tipo de loja (incluindo aquelas que vendem comida) estão fechadas entre a 12.30 e as 14.30. Apenas encontramos um supermercado aberto no Centro Comercial Polana onde o único atum vinha misturado com coisas, mas que tinha Raffaelos. 

Depois do maravilhoso almoço de arroz com salsichas fomos tratar de assuntos prioritários: arranjar meticais, tirar fotocopias aos passaportes e comprar telemóveis. Claro que eu tinha de ser a ovelha negra e fui arranjar um Mcell, quando toda a gente tem Vodacom, isto porque a Ritinha me arranjou 2x600 giros que eu vou aproveitar para gastar.

O jantar, em honra do Tunes que fez anos, começou por uma entradinhas de tostas com queijo, tostas com paté e azeitonas. Prosseguimos para uma açorda de camarão deliciosa e para sobremesa, mousse de manga e bolo (folhado) de anos. Claro que isto foi em casa de uns portugueses muito porreitros que acolheram o grupo que foi primeiro.

Coisas a lembrar:
  • Lembrar-me de onde ponho as coisas (incluindo a maquina fotografica),
  • Ser arrumada






sexta-feira, 1 de julho de 2011

Recuscitou! Recuscitou!

“Conheço treze maneiras de contar a minha vida. Hoje escolho a sétima, por amor ao número sete, que é também o do gato: o gato tem sete vidas, e para conhecer a sétima tem pois que morrer seis vezes. Há quem diga que os gatos têm nove vidas, ma a versão segundo a qual eles têm sete parece-me superior, porque se trata de um número cabalístico: o das sete portas, das sete chaves, cuja última abre o paraíso terrestre"
-Hugo Pratt

Só para dizer que este blog voltou ao activo. Esperem para ver.